Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the check-email domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sillviagoulart/www/wp-includes/functions.php on line 6121
Visão sistêmica - Sillvia Goulart Psicóloga

Doenças e sintomas na visão sistêmica

Muitas pessoas me procuram com diagnósticos prontos ou até mesmo com autodiagnóstico. São inúmeras doenças que as pessoas generalizam os sintomas e acham que tem uma regra. Os sintomas são generalizados, porém as causas podem ser únicas e por isso, cada caso é um caso.

A saúde do corpo e a saúde da alma andam juntas.

Podemos dizer que o corpo está a serviço da alma. Através dos sintomas o corpo nos comunica que a alma não está bem. Em muitos casos, como em crianças com TDAH, a medicina oferece recursos e os sintomas logo desaparecem, mas não desaparece o chamado da alma. Em breve, outros sintomas acabam surgindo.

As pessoas querem eliminar as doenças e os sintomas da sua vida vendo-as como inimigas. A diferença é interpretar o que está em desequilíbrio. Isso não isenta a pessoa de um acompanhamento médico, caso necessário.

Assine a newsletter para receber mais conteúdos.

Quando olhamos para o que está por trás dessa dinâmica da doença ela regride. Através de uma mudança de postura diante da dinâmica que está por trás, por exemplo, de uma depressão ou uma síndrome de pânico, os sintomas diminuem e a doença passa a desaparecer.

Quando a pessoa passa a trabalhar suas questões emocionais, começa a olhar para isso, o que rapidamente afeta todo o sistema da pessoa.

Um sintoma sempre serve como um alerta para um chamado à vida. Algo que estamos excluindo, negligenciando, negando. Exemplo típico disso é o que está atrás de uma crise de ansiedade, uma fobia, um Estresse Pós-Traumático ou mesmo uma insônia. O corpo expressa toda a nossa história pessoal e para além dela, nossa história ancestral.

A cura é uma jornada individual e intransferível que começa pelo olhar do que está por trás do aparente.

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais

O corpo grita o que a alma sabe. Sem generalizações, cada caso é um caso, por isso deve ser analisado separadamente. Uma dor crônica, por exemplo, como nos casos de fibromialgia, significa que estamos surdos há muito tempo. Ela grita para ser ouvida, pois está clamando por algo a muito tempo.
O corpo é nossa memória mais arcaica. Nela nada é esquecido. Cada fato deixa no corpo uma marca profunda.

A visão sistêmica ajuda de forma valiosa.

Perceber algumas dinâmicas ocultas, como ocorre nas compulsões alimentares, onde podemos encontrar lealdades, repetições, exclusões familiares.

O que temos observado em nosso trabalho é que mudando a postura, honrando, acolhendo e respeitando o destino dos nossos antepassados enfraquecemos ou diluímos a dinâmica para as gerações posteriores. É possível nos libertarmos de padrões, promovemos a autocura e assim temos saúde física e mental.

Para experiências sistêmicas, acesse o curso Um mergulho na alma.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sillviagoulart/www/wp-includes/functions.php on line 5471

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sillviagoulart/www/wp-includes/functions.php on line 5471

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/sillviagoulart/www/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107