O que fizemos ontem nos impacta hoje. Da mesma forma que o que fazemos no presente refletirá diretamente no amanhã. Por isso, quando temos metas e objetivos pessoais bem definidos e os colocamos em prática no nosso dia a dia, tudo fica mais fácil.
Tanto quanto ao nosso nível de satisfação diante da vida, quanto à nossa compreensão sobre as adversidades. Vamos ver como tudo isso funciona no aspecto psicológico e os fatores emocionais envolvidos.
Sugiro uma reflexão com base na seguinte frase: “nada mais lamentarás, quando compreenderes que a colheita de hoje corresponde ao que semeou ontem!”. Temos aí uma importante lição a ser seguida. Afinal, nada acontece por acaso.
A importância de termos metas e objetivos pessoais
É imprescindível termos metas e objetivos pessoais em nossa vida, porque o cérebro age de maneira mais harmoniosa quando podemos contar com estímulos momentâneos.
Você sabia que a neuropsicologia e a neurociência, campo científico que se dedica ao estudo do cérebro e comportamento , apostam que as tarefas diárias e as metas de curto prazo são as melhores? Nosso cérebro opera para planejamento e organização e isso faz com que consigamos manter o foco e realizar nossas tarefas com determinação e objetividade.
Nossas metas estão aliadas ao nosso propósito de sermos sempre pessoas corretas e justas. Não porque nos impõe que sejamos assim, mas para alcançarmos sucesso na nossa trajetória pessoal e profissional é fundamental que sejamos coerentes e não prejudiquemos ninguém.
O raciocínio é simples: o sucesso está relacionado com a questão de sermos pessoas boas. Quando temos êxito no modo de lidar com problemas e com os períodos de felicidade, consequentemente influenciamos positivamente outras pessoas. Esta rede de positividade beneficia a todos.
Ter alguém em quem se inspirar ajuda a alcançar metas e objetivos pessoais
Quando temos pessoas que nos inspiram à nossa volta, ganhamos uma contribuição importante para colocar, de fato, nossas metas e objetivos pessoais em prática. Seres humanos que admiramos e, na dose certa, tentamos nos espelhar, têm o poder de interferir na nossa caminhada rumo à felicidade.
O contrário também é verdadeiro. Se direcionarmos nossos atos considerando pessoas tóxicas, a carga negativa invade nossa percepção de mundo. Tudo isso ocorre porque somos seres sistêmicos. Ou seja, um conjunto de partes que se influenciam mutuamente.
Vale lembrar aqui que, apesar de não haver uma receita única e infalível, determinados passos são comuns a muitos na hora de buscar metas e objetivos pessoais. O que muda é a maneira que cada indivíduo lida com os fatos e, principalmente, a velocidade em que este movimento acontece.
Dedicação e esforço são fundamentais no processo de conquista
Lembre-se sempre: o cérebro adora recompensas. Sendo assim, depois de muito esforço e dedicação, vem a compensação. Certamente, em alguns momentos da vida, você experimentou a delícia que é chegar lá.
Por exemplo, quando se formou numa graduação que sempre quis cursar. Ou até mesmo a compra de um bem material depois de economizar bastante. Enfim, vitórias fazem parte da vida e devem ser celebradas.
Percebeu como é interessante manter nossos sonhos e realizações em dia e não apenas pensar nisso, mas agir de forma concreta? As metas ajudam, por exemplo, a organizar finanças e a dar uma guinada na carreira profissional quando o emprego atual não está nos levando aonde queremos chegar.
Ao adotar a prática de uma atividade física regular, cuidar da mente ou tomar decisões ousadas, também sentimos uma satisfação pessoal que nos move a persistir naquele caminho. E repare: quanto mais resultado obtemos, maior tranquilidade e segurança. Estes ganhos são escaláveis.
Tudo muda o tempo todo
Não se esqueça que, como dissemos no início, apenas ter objetivos não é suficiente. É preciso ter planos de ação. E sempre nos empenhar em remodelar nossa vida, várias vezes, sem medo das mudanças. Elas são a nossa única certeza.
Não é sadio viver apenas se lamentando. O ideal é se concentrar em metas. Pode ser 3 a 5 numa janela de um ano. Geralmente, quem expande demais a lista de objetivos acaba perdendo o foco. Escolha uma meta em cada área da vida: pessoal, financeira, educação e profissional.
Tenha sempre o propósito de servir e nada de abandonar em fevereiro, as metas traçadas em janeiro, combinado? Seus objetivos dependem unicamente de você, de esforço, produtividade e liderança sobre si mesmo. E não de outras pessoas.
Se você considera que precisa de ajuda psicológica para colocar em prática suas metas e objetivos pessoais, marque uma consulta com a gente!