A Neuropsicologia é uma especialidade dentro da Psicologia, a qual envolve estudos das relações do cérebro com o comportamento humano.
Teve origem nos estudos da Neurologia e Psicologia, através de soldados feridos na Segunda Guerra Mundial, que ficaram com lesões cerebrais, com sequelas na memória, atenção, linguagem, raciocínio. Tem como propósito o diagnóstico, estudo e a reabilitação.
Em que consiste uma avaliação neuropsicológica?
É uma avaliação das funções cognitivas. Ela ocorre através de uma bateria de testes padronizados, os quais servem para o neuropsicólogo realizar a avaliação de funções como memória, raciocínio, atenção, percepção, linguagem, funções executivas e motoras, com a finalidade de identificar quais destas funções pode estar ocasionando uma desordem de aprendizado, de execução de tarefas diárias, no trabalho ou até mesmo nas simples tomadas de decisões.
A avaliação neuropsicológica tem também como objetivo auxiliar neurologistas, fonoaudiólogos, psiquiatras, psicopedagogos e professores no geral. Além, de esclarecer e melhorar os relacionamentos familiares e no trabalho das pessoas que apresentam alguma dificuldade cognitiva.
Aplica-se em crianças, adultos e idosos que apresentem dificuldades cognitivas, emocional ou comportamental, podendo ou não estar associados a alguma patologia ou lesão cerebral. Em crianças, por exemplo, ocorre a avaliação do desempenho na aprendizagem e alterações no comportamento, com foco na investigação de prejuízos na atenção, concentração, memória, dificuldades na leitura, escrita, matemática, etc.
Foi-se o tempo em que, não se encontravam métodos de inclusão para as dificuldades cognitivas e comportamentais de uma pessoa. Hoje, existem instrumentos, ferramentas e profissionais capacitados para auxiliar famílias, escola e cuidadores.
Gostaria de saber mais sobre Neuropsicologia? Vamos conversar, entre em contato!